e-Global

Timor-Leste: Primeiro-Ministro visita Casa da Moeda de Portugal para reforçar digitalização

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, visitou a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em Lisboa, para conhecer soluções tecnológicas de emissão segura de documentos oficiais e apoiar a modernização da Administração Pública timorense.

Durante a visita, foram apresentados sistemas utilizados na emissão de passaportes e cartões de identidade, bem como projetos de cooperação internacional que poderão servir de referência para Timor-Leste. O chefe do Governo afirmou que o objetivo é preparar técnicos nacionais e criar condições para futuras parcerias nesta área.

O ministro da Justiça, Sérgio da Costa Hornai, destacou que o Governo pretende desenvolver uma plataforma digital integrada para gerir documentos oficiais, reforçando a segurança, a eficiência e a acessibilidade dos serviços públicos. Também foi discutida a possibilidade de cooperação com Portugal no desenvolvimento de passaportes eletrónicos e outros sistemas de identificação segura.

Exit mobile version