e-Global

Estrelas do futebol africano lançam campanha para eliminar a pólio

Seis lendas do futebol africano uniram-se para apelar ao reforço da vacinação infantil contra a pólio, através da campanha “Kick Out Polio”, lançada em parceria com a Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio (GPEI) antes do CAN 2025, que arranca a 21 de dezembro em Marrocos.

Naby Keïta (Guiné), Sébastien Haller (Côte d’Ivoire), Fabrice Ondoa (Camarões), Rodolfo Bodipo Díaz (Guiné Equatorial), Michael Essien (Gana) e Bruno Ecuele Manga (Gabão) destacam que a doença continua a surgir em vários países africanos devido a conflitos, hesitação vacinal e sistemas de saúde fragilizados.

A GPEI lembra que, apesar dos progressos globais que salvaram 1,5 milhão de vidas, surtos recentes mostram que a erradicação enfrenta desafios. Entre janeiro e outubro, 15 países vacinaram quase 200 milhões de crianças.

Os jogadores lançaram ainda um desafio nas redes sociais, incentivando o público a participar no movimento #KickOutPolio e a apoiar a vacinação para que África alcance um futuro livre da pólio.

Exit mobile version