Site icon e-Global

RDC: Oposição a Kabila reúne-se hoje com o ANC em Joanesburgo

A oposição a Joseph Kabila, presidente da República Democrática do Congo (RDC), reúne-se hoje, em Joanesburgo, na África do Sul, com dirigentes do Congresso Nacional Africano (ANC), para delinear a estratégia de apoio a um candidato único às eleições presidenciais agendadas para 23 de dezembro próximo na RDC.

Da reunião estarão ausentes os líderes da oposição Jean-Pierre Bemba, Félix Tshisekedi, Vital Kamerhe e Musa Nyiamwisi, que estiveram presentes na última reunião realizada pela oposição em Bruxelas, no dia 12 de setembro do corrente.

Em simultâneo, Norbert Basengezi, vice-presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) da RDC anunciou, ontem, que no decorrer desta semana está prevista a chegada de 106 mil máquinas electrónicas, que serão utilizadas durante o processo eleitoral.

A utilização das máquinas electrónicas tem sido objecto de contestação por parte da oposição e da sociedade civil na RDC, por considerarem que o “voto electrónico” será utilizado por Joseph Kabila para “preparar fraudes” a favor de Emmanuel Shadary Ramazany, candidato escolhido pela Frente Comum para o Congo (FCC), plataforma no poder.

Refira-se que Jean-Pierre Bemba, um dos líderes da oposição a Kabila, foi ontem foi condenado a 1 ano de prisão e uma multa de 300 mil euros por suborno de testemunhas pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). A defesa de Bemba interpôs recurso com efeitos de suspensão sobre a aplicação imediata da sentença.

Exit mobile version