Site icon e-Global

ONU: Ban Ki-moon pede desculpas publicamente ao Haiti por epidemia de cólera de 2010

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu desculpa pela primeira vez aos haitianos pelo papel que a organização desempenhou na epidemia de cólera que afeta o país desde 2010 e apelou à comunidade internacional para que contribua com fundos para ajudar as vitimas da doença.

“Em nome das Nações Unidas, vou-lhes dizer muito claramente que pedimos desculpas ao povo haitiano”, disse Ban Ki-moon três vezes – em crioulo, francês e inglês, dirigindo-se ao povo haitiano, lamentando “profundamente a perda de vidas humanas e o sofrimento causado pela epidemia de cólera”.

“Simplesmente não fizemos o suficiente em relação ao surto de cólera e sua expansão no Haiti”, acrescentou o secretário-geral perante a Assembleia Geral da ONU. “Lamentamos profundamente o papel que desempenhamos”.

Embora a ONU afirme que não tem responsabilidade legal na questão, segundo vários especialistas independentes, a cólera foi introduzida no Haiti por capacetes azuis nepaleses da Missão da ONU no país, a MINUSTAH, que atiravam seus excrementos em um rio.

O chefe da ONU apresentou formalmente à Assembleia-Geral um plano que custará cerca de 400 milhões de dólares para ajudar financeiramente as vítimas da epidemia e lutar melhor contra a doença. A cólera no Haiti, já fez mais de 9.000 mortos desde 2010.

Exit mobile version