Site icon e-Global

Coreia do Sul e Japão preocupados com acordo entre Rússia e Coreia do Norte

Os Governos do Japão e da Coreia do Sul partilharam a preocupação que sentem no que diz respeito ao possível acordo de armamento entre os líderes da Rússia e da Coreia do Norte, Vladimir Putin e Kim Jong-Un, respetivamente.

“Apelamos mais uma vez à Coreia do Norte e à Rússia para que abandonem os actos ilegais e imprudentes”, declarou o ministro da Unificação da Coreia do Sul, Kim Yung-ho, em conferência de imprensa.

Por sua vez, o Japão alertou para o risco de violação das sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o armamento da Coreia do Norte.

“Observamos [as conversações entre Moscovo e Pyongyang] com preocupação”, afirmou a nova ministra japonesa dos Negócios Estrangeiros, Yoko Kamikawa, que mencionou “a possibilidade de isto levar a uma violação da proibição do Conselho de Segurança das Nações Unidas de transações relacionadas com armamento com a Coreia do Norte”.

Já durante um fórum em Krynica, na Polónia, o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Han Duck-soo, tinha manifestado a mesma preocupação. “Estamos a ver que as relações entre a Rússia e a Coreia do Norte estão a estreitar-se. As notícias sobre uma possível cooperação militar entre os dois países são preocupantes”, disse, citado pela agência de notícias “Yonhap”.

Exit mobile version