e-Global

Hungria: Péter Magyar defende regresso da cooperação do Grupo de Visegrado

Os líderes da Hungria, Polónia, Eslováquia e Chéquia reuniram-se em Gödöllő para assinalar os 35 anos do Grupo de Visegrado (V4) e reforçar a cooperação regional.

O primeiro-ministro húngaro, Péter Magyar, afirmou que os quatro países estão unidos pelo objetivo de fortalecer a influência da Europa Central na União Europeia. Entre os temas debatidos estiveram o orçamento europeu, a política de coesão, a agricultura e um projeto ferroviário de alta velocidade ligando Varsóvia, Praga, Bratislava e Budapeste.

Os líderes concordaram ainda em retomar consultas conjuntas antes das cimeiras da UE, procurando coordenar posições em áreas estratégicas.

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, destacou a migração ilegal, a competitividade e os custos da energia como prioridades comuns, enquanto o checo Andrej Babiš sublinhou a importância da cooperação em temas económicos e energéticos.

Já o líder polaco, Donald Tusk, defendeu que o V4 pode tornar-se uma força relevante na Europa, desde que os seus membros mantenham a unidade e a confiança mútua.

Exit mobile version