Site icon e-Global

OMS alerta: álcool provoca milhares de casos de cancro e custa bilhões à Europa

O consumo de álcool é responsável por milhares de casos de cancro e mortes anuais na Europa, além de causar graves prejuízos económicos, segundo um novo relatório da Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2020, o álcool esteve na origem de mais de 111 mil novos casos de cancro na União Europeia e de 741 mil em todo o mundo, sendo os homens responsáveis por cerca de 70% das ocorrências. O impacto financeiro também é elevado: em 2018, as mortes prematuras por cancro relacionado com o álcool custaram 4,58 mil milhões de euros à Europa.

A IARC classifica o álcool como substância cancerígena desde 1988. Está associado a pelo menos sete tipos de cancro, incluindo os da boca, fígado, esófago e mama. Mesmo o consumo considerado “moderado” — menos de duas bebidas por dia — foi responsável por mais de 100 mil casos em 2020.

Os especialistas defendem medidas governamentais mais rigorosas, como aumento de impostos, limitação da venda de bebidas alcoólicas, restrição da publicidade e elevação da idade mínima para consumo, políticas que podem reduzir significativamente os riscos.

“Nenhum nível de consumo é seguro”, alertou Béatrice Lauby-Secretan, da IARC, sublinhando que é essencial aumentar a consciência pública sobre os perigos do álcool e promover uma mudança nas normas sociais associadas ao seu consumo.

Exit mobile version