e-Global

Revista de Imprensa Lusófona de 09 de outubro de 2025

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, publica “ADI agenda Conselho Nacional para 8 de Novembro próximo”. Na “Téla Nón” lê-se “ADI distancia-se do seu próprio governo e abre portas para a iminência de crise política”.

O portal do Governo de Moçambique escreve “Presidente da República nomeia novos dirigentes das universidades públicas”. Já “O País” indica que a “Frelimo defende que Estado não pode parar para atender condicionalismos”. 

Em Portugal o “Público” refere “Autárquicas 2025: ‘É possível que caia agora’: Raimundo tenta reconquistar câmaras ao PS nas eleições”. O “Expresso” noticia “Autárquicas: Passos Coelho faz um mea culpa e pede aos eleitores que ‘não se distraiam’ com as notícias”.

Na Guiné-Bissau a “ANG” avança que o líder do partido APU-PDGB “Nuno Nabiam anuncia desistência das eleições gerais de 23 de Novembro”. Segundo “O Democrata”, a “RENOMPA-GB quer Assembleia Nacional mais transparente e próxima dos cidadãos”.

A “Inforpress”, agência de notícias de Cabo Verde, menciona que o “MpD congratula-se com OE e estranha reacção do PAICV que evoca atraso na entrega do instrumento”. O “Expresso das Ilhas” informa “Educação: PAICV critica retrocessos, MpD elogia progresso e UCID defende inclusão”.

No Brasil a “Folha de S.Paulo” destaca o título “Lula vê candidatura de Tarcísio como fato consumado e única saída para Bolsonaro”. De acordo com o “Estadão”, o “Governo vai cortar emendas parlamentares e PT intensifica campanha de ricos contra pobres nas redes”.

O “Jornal de Angola” divulga “PDP-ANA lança apelo à preservação da paz”. O “Correio da Kianda” partilha que o líder da UNITA “Adalberto Costa Júnior formaliza sua candidatura nesta sexta-feira”.

Exit mobile version