Site icon e-Global

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de Setembro de 2018

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

“Recordar [Afonso] Dhlakama é conseguir a vitória da Renamo nos municípios [nas eleições autárquicas de outubro, em Moçambique, diz]” Ossufo Momade [líder interino do partido]”, destaca a “Folha de Maputo”. O “Magazine Independente” notícia que a “Cimeira Europa-África [foi] agendada para Dezembro”, acrescentando que a cimeira será organizada pela União Europeia e espera contar com o apoio de França.

O “Jornal de Angola” refere que “Portugal anuncia aumento do crédito às exportações”, no âmbito da visita oficial de António Costa a Luanda. O “Maka Angola” informa que “General Dino [“testa-de-ferro dos negócios privados de José Eduardo dos Santos e exercia, até a semana passada, a função de consultor do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do presidente da República], o comandante do golpe político e ilegal no BESA [Banco Espírito Santo Angola]”, adiantando que “foi levado a cabo de forma ilegal (…) o golpe contou com a serventia do Banco Nacional de Angola, na altura dirigido pelo actual governador José de Lima Massano”.

No que diz respeito às eleições presidenciais no Brasil, “O Globo” avança que “‘Sem Bolsa Família’ na propaganda de Haddad, mulher recebeu benefício até agosto”. A “Folha de S. Paulo” menciona que a “Campanha petista gasta R$ 1,5 Mi com advogados que defendem Lula”.

Em São Tomé e Príncipe, o “Jornal “Tropical” notícia que “BM [Banco Mundial] financia modernização da Administração Pública – Ministro Américo Ramos lança projecto de 4 anos gerido por AFAP [Agência Fiduciária de Administração de Projectos]”.

“PJ [Polícia Judiciária] detém cinco indivíduos por posse de droga, roubo e ameaça com arma de fogo nas ilhas de Santiago e Sal [Cabo Verde]”, informa “A Semana”. “A Nação” avança que o “Governo vai resolver pendentes de 2008 a 2015 referentes a reclassificações, progressões e promoções dos docentes, PM [primeiro-ministro]”.

O blog “Timor[-Leste] Agora” refere que o “Presidente timorense quer maior combate à corrupção para evitar delapidar recursos públicos”.

Na Guiné-Bissau, “O Democrata” menciona que “Governo de Estados Unidos apoia organização de eleições legislativas com mais de 100 milhões de FCFA”.

O blog “El Confidencial de Guinea Ecuatorial”, adianta que “Enquanto uma parte da oposição tenta desprezar a outra, Teodorin [vice-presidente do país] continua a roubar à larga”.

Em primeira página, o jornal “Público” informa que, em Portugal, o “Governo quer ter dentistas em todos os concelhos até 2020”. O “Diário de Notícias” dá enfoque a: “Milhares de funcionários públicos ainda não receberam descongelamento dos salários”.

Exit mobile version