e-Global

Brasil: Seminário debate processo de nacionalização da língua portuguesa no Brasil

O seminário “Gramáticas e dicionários em português – uma coleção em rede” realiza-se, nos próximos dias 17 e 18 de novembro, a partir das 10h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, localizada no centro do Rio. O evento gratuito será transmitido ao vivo através do canal de YouTube da instituição.

A mesa de abertura do dia 17 conta com a presença de Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), e de Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). O evento tem como objetivo divulgar a coleção de gramáticas e dicionários da FBN e da FCRB – ambas vinculadas ao Ministério da Cultura – e promover o debate sobre a gramatização da língua portuguesa.

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento resulta de um Acordo de Cooperação Técnica entre a FBN e a FCRB, o qual, para Alexandre Santini, “reafirma o papel de ambas as Casas na preservação e atualização da memória linguística do Brasil”.

Ao longo dos dois dias, as palestras serão proferidas por investigadores do grupo “A gramatização no Brasil – língua e construção da nacionalidade: 1808 a 1930”: fundado em 2021, a partir de um edital do Faperj, o grupo investiga o processo de nacionalização da língua portuguesa no Brasil e a sua gramatização, utilizando principalmente os acervos da FBN e da FCRB.

Liderado pelo investigador da FBN Irineu Corrêa e pelo autor da “Gramática Houaiss da Língua Portuguesa” e antigo professor da Faculdade de Letras da UFRJ e do Instituto de Letras da UERJ,José Carlos Santos de Azeredo, o grupo reúne muitos dos investigadores, académicos e intelectuais ligados à FBN e à FCRB, bem como a vários colégios e universidades brasileiras que estarão presentes no seminário.

Os trabalhos do grupo resultaram no dossiê “Gramáticas & Dicionários do Português”, disponível na BNDigital em: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/gramaticas-e-dicionarios-do-portugues/creditos-gramaticas-e-dicionarios-do-portugues/.

“O debate proposto pelo grupo é sobre a nacionalização da língua e o registro desse longo e constante processo, conforme registrado nas gramáticas e nos dicionários. Para isso, desde a sua criação, o grupo localiza, identifica e anota novas informações sobre o conteúdo e sobre as condições materiais daquelas obras”, sublinhou Irineu Corrêa.

O investigador acrescenta que, “entre as informações colhidas, está a existência de outros exemplares delas noutros acervos, nacionais e estrangeiros, indicando a existência de uma rede que transcende as instituições promotoras do seminário. Essa rede já tem um bom quantitativo de entrelaçamentos, como pode ser constatado no dossiê”.

“Agora, neste seminário, queremos começar a tecer uma rede das muitas pesquisas e dos muitos estudos que já existem sobre a nacionalização da língua portuguesa”, concluiu.

Ígor Lopes

Exit mobile version