Site icon e-Global

CCB: Suor Angelica & Gianni Schicchi de Puccini, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional de São Carlos

CCB . 2 e 4 outubro . quinta-feira: 20h00 e sábado: 17h00 . Grande Auditório

Conversa pré-concerto meia hora antes de cada récita por Luís M. Santos, atividade exclusiva para portadores de bilhete para o concerto.

Esta nova produção revisita duas visões contrastantes da condição humana: a pungente tragédia de Suor Angelica e a desabrida comicidade de Gianni Schicci. Trata-se da segunda e terceira partes de Il Trittico (1918), a trilogia operática de Giacomo Puccini.

No centro da primeira ópera, está a figura de Irmã Angélica que, como penitência por uma gravidez que manchara o nome da família, se viu obrigada a tomar o véu, renunciando à convivência com o próprio filho. Uma visita da sua tia ao convento precipitará uma nova humilhação e, sobretudo, a mais devastadora das perdas.

Num registo distinto, Gianni Schicchi apresenta-nos a célebre personagem da tradição florentina: o astuto e manipulador «fura-vidas» que, chamado a resolver uma disputa familiar em torno de uma herança, acaba por virar as cartas a seu favor.

Dois enredos veristas, magistralmente musicados por Puccini: em Suor Angelica, escutam-se apenas vozes femininas, numa escrita vocal e orquestral de intensa carga emocional – como a ária Senza mamma, o bimbo, tu sei morto, envolta numa orquestração de requinte, por vezes impressionista; já em Gianni Schicchi, destaque-se a mais famosa e enternecedora «birra» da história da ópera, a ária O mio babbino caro. São duas obras que, em tom e forma distintos, celebram a universalidade da experiência humana.

Exit mobile version