Cinco funcionários da delegação provincial da Justiça e Direito Humanos do Bié foram detidos pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC) por terem facilitado a emissão de bilhetes de identidades a cidadãos da República Democrática do Congo (RDC).
A informação foi divulgada esta quarta-feira, 28 de novembro, na cidade do Cuito, pelo diretor do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Interior no Bié, José Daniel Capingãla, na altura em que apresentava o balanço da situação no período de 15 de outubro a 27 de novembro deste ano.
Os funcionários, cujos nomes não foram revelados, foram pagos para facilitarem e emitirem bilhetes de identidade a favor de alguns cidadãos da RDC, que apresentavam certidões de nascimento falsas. Este processo será encaminhado ao Ministério Público.
José Daniel Capingãla partilhou também que 80 cidadãos foram presos pelo suposto envolvimento em crimes de assaltos à mão armada, roubo de motorizadas e de cabos elétricos, entre outros. Os indivíduos foram apanhados através de denúncias feitas pela população e de ações de combate à criminalidade, levadas a cabo pela Polícia Nacional e pelos SIC. A Política e os SIC conseguiram recuperar duas viaturas, 15 motorizadas de várias marcas, 47 rolos de cabos elétricos, 15 metros de cabo de alta tensão, um rolo de cabo de fibra ótica, diversas peças de viaturas e vários eletrodomésticos.