e-Global

Brasil: Governo condena ataques israelitas contra hospital em Gaza

O governo brasileiro manifestou, esta segunda-feira (25), firme condenação aos bombardeamentos israelitas contra o hospital Nasser, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. O ataque provocou a morte de pelo menos 20 palestinianos, entre os quais jornalistas e trabalhadores humanitários, além de deixar dezenas de feridos.

Em nota, Brasília sublinha que hospitais e unidades médicas estão sob proteção especial do Direito Internacional Humanitário, e que ataques contra essas instalações podem configurar crimes de guerra, de acordo com as Convenções de Genebra de 1949 e seus Protocolos Adicionais. O governo brasileiro considera que o episódio integra um padrão reiterado de violações atribuídas a Israel contra a população palestiniana, e defende que a responsabilização é essencial para evitar a repetição de tais atos e assegurar justiça às vítimas.

O Brasil apelou à comunidade internacional e às Nações Unidas para garantir a abertura de uma investigação independente, imparcial e transparente.

O comunicado volta ainda a insistir na necessidade de um cessar-fogo imediato, pedindo a Israel que cesse os ataques contra civis, respeite o direito dos jornalistas ao exercício livre e seguro da profissão e levante as restrições à entrada de ajuda humanitária e de imprensa internacional em Gaza.

Exit mobile version