O Governo de Cabo Verde iniciou esta semana o pagamento dos salários atualizados dos professores, no quadro da implementação do Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente.
Segundo o Ministério da Educação, os novos vencimentos já foram processados e pagos relativamente ao mês de setembro, refletindo a aplicação integral da nova tabela salarial. Os aumentos ultrapassam, em média, os 16% e abrangem cerca de 8 mil docentes em todo o país.
O Executivo sublinha que este pagamento marca a fase final de implementação do PCFR na classe docente e representa “um compromisso de valorização dos professores e da qualidade do sistema educativo nacional”.
Concluído este primeiro passo, o Ministério da Educação inicia agora uma fase de consolidação e estabilização da base de dados, para garantir que os salários passem a ser processados regularmente e sem constrangimentos técnicos.
Além disso, está prevista, para breve, a abertura dos procedimentos que vão permitir o pagamento dos retroativos referentes ao período entre janeiro e agosto de 2025, tal como determina o artigo 21.º da lei que aprovou o PCFR.
“Resiliência e confiança para uma educação de qualidade” — é o lema com que o Governo reafirma que está a cumprir todos os compromissos assumidos com os profissionais da Educação.