Site icon e-Global

Guiné Equatorial: Líder do CPDS anunciou libertação de dois presos políticos

O líder do partido equato-guineense Convergência para a Democracia Social (CPDS) informou nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, que o Presidente Teodoro Obiang Nguema acedeu ao pedido para a libertação de vários presos políticos, tendo dois já saído em liberdade. 

Em entrevista, o dirigente da formação política da oposição avançou que o chefe de Estado comprometeu-se a libertar os presos políticos, entre os quais o membro do CPDS e ativista de direitos humanos Joaquin Elo Ayeto, cuja controversa detenção tem sido alvo de polémica há já vários meses. 

decisão foi comunicada ao partido pelo próprio Presidente durante uma reunião ocorrida na passada sexta-feira, tendo a mesma sido convocada pela organização política. 

Ainda de acordo com Andrés Esono Ondo, o CPDS pediu a libertação de outro grupo, constituído por oito ou nove pessoas, que foram detidas em julho de 2019. A resposta a este pedido foi positiva. 

No entanto, apesar de o governante equato-guineense ter-se manifestado a favor do diálogo, o partido da oposição considera que não existe um diálogo sincero.

Exit mobile version