O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, chegou a Díli nesta quarta-feira, 28 de janeiro, para realizar uma visita oficial a Timor-Leste. Trata-se da sua primeira deslocação oficial ao país desde que assumiu funções, ficando até ao dia seguinte.
De acordo com o site do Governo timorense, o governante australiano foi recebido numa cerimónia oficial de boas-vindas no Palácio Presidencial, presidida pelo Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta.
A agenda de Anthony Albanese incluiu encontros institucionais de alto nível, entre os quais com o Presidente da República e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, além de uma sessão solene no Parlamento Nacional, durante a qual discursará em plenário.
Na sequência desta visita, os Governos timorense e australiano assinaram a Declaração Conjunta sobre o Estabelecimento de uma Parseria Foun ba Era Foun (Nova Parceria para uma Nova Era) no Palácio do Governo, no seguimento da reunião bilateral entre Xanana Gusmão e Anthony Albanese.
A declaração estabelece um novo enquadramento para a cooperação bilateral, estruturado em três pilares, que são a paz e integração regional, prosperidade e resiliência, e ligações entre pessoas e instituições.
