Site icon e-Global

Sudão do Sul recupera cidade tomada pelos rebeldes perto da fronteira Etiópia

O governo do Sudão do Sul anunciou esta sexta-feira que recuperou a última cidade antes da base rebelde de Pagak, onde milhares de civis fugiram para fugir dos combates perto da fronteira com a Etiópia. Na operação morreram três soldados sul-sudaneses e cinco ficaram feridos.

Maio-wut esteve sob controlo dos rebelde desdes o início da guerra, no final de 2013, e é uma porta de entrada para o principal reduto rebelde de Pagak. Uma vez nas mãos do governo, enfraquecerá o grupo liderado pelo ex vice-presidente Riek Machar.

Maio-wut está situada ao longo de uma rota de abastecimento para Mathiang, contigua aos campos petrolíferos Paloch, a principal fonte de receitas do governo.

Cerca de 7.000 famílias fugiram para Pagak para escapar aos combates desde que o governo lançou a ofensiva no início deste mês, disse Sarah Nyanath, representante do GESSO, um grupo de ajuda local.

O governo declarou que o seu principal objetivo é assumir o controlo das área nas mãos de Machar, incluindo Pagak, e acabar com o movimento.

Os combates no Sudão do Sul tem forçado milhões de pessoas a fugir de suas casas, dividido populações em linhas étnicas, paralisado a agricultura e reduzido a produção de petróleo.

Exit mobile version