e-Global

Reino Unido: Keir Starmer anuncia demissão da liderança do Governo

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou a sua demissão do cargo e da liderança do Partido Trabalhista, afirmando que ouviu a posição do partido sobre a sua continuidade à frente do Governo e aceita essa decisão.

Starmer informou que permanecerá como primeiro-ministro até à escolha de um sucessor, garantindo uma transição ordenada. O processo interno para eleger o novo líder trabalhista deverá decorrer durante o verão, com o objetivo de concluir a sucessão antes do regresso dos trabalhos parlamentares em setembro.

Entre os nomes apontados para a sucessão destaca-se Andy Burnham, que regressa ao Parlamento após vencer uma eleição suplementar e surge como um dos principais candidatos à liderança.

A demissão acontece após um período de crescente pressão política sobre Starmer, agravada pelos resultados desfavoráveis do Partido Trabalhista nas recentes eleições locais, onde o partido perdeu terreno para o Reform UK, liderado por Nigel Farage.

Com a saída de Starmer, o Reino Unido prepara-se para ter o seu sétimo primeiro-ministro em cerca de uma década, após os mandatos de David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss, Rishi Sunak e Keir Starmer.

Exit mobile version