Reino Unido: Keir Starmer anuncia demissão da liderança do Governo

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou a sua demissão do cargo e da liderança do Partido Trabalhista, afirmando que ouviu a posição do partido sobre a sua continuidade à frente do Governo e aceita essa decisão.

Starmer informou que permanecerá como primeiro-ministro até à escolha de um sucessor, garantindo uma transição ordenada. O processo interno para eleger o novo líder trabalhista deverá decorrer durante o verão, com o objetivo de concluir a sucessão antes do regresso dos trabalhos parlamentares em setembro.

Entre os nomes apontados para a sucessão destaca-se Andy Burnham, que regressa ao Parlamento após vencer uma eleição suplementar e surge como um dos principais candidatos à liderança.

A demissão acontece após um período de crescente pressão política sobre Starmer, agravada pelos resultados desfavoráveis do Partido Trabalhista nas recentes eleições locais, onde o partido perdeu terreno para o Reform UK, liderado por Nigel Farage.

Com a saída de Starmer, o Reino Unido prepara-se para ter o seu sétimo primeiro-ministro em cerca de uma década, após os mandatos de David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss, Rishi Sunak e Keir Starmer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Acordo Mercosul-União Europeia: Otacílio Soares apela a “ações concretas” para “transformar oportunidades em resultados”

Imagem: Otacílio Soares, presidente da Câmara de Comércio...

0

EUA investigam Alemanha por política de preços dos medicamentos

Os Estados Unidos iniciaram uma investigação comercial às...

0

Angola e Reino Unido querem reforçar cooperação institucional

Angola e o Reino Unido querem fortalecer a...

0