Um grupo de homens armados que se acredita serem integrantes do grupo terrorista que circula a norte do distrito de Macomia, protagonizaram mais um ataque à sede do posto administrativo de Chai, na tarde de terça-feira, 13 de fevereiro, matando uma pessoa e forçando deslocamento de famílias. Relatos de testemunhas locais referem que, além da vítima do sexo masculino, foram saqueados diversos bens.
Segundo outra testemunhas, “a situação também provocou insegurança na estrada N380, sobretudo no troço que liga Miangalewa à vila de Macomia, tendo a escolta militar que vinha de Awasse chegado muito tarde a Macomia-sede”, devido aos receios de uma emboscada ao passar pela sede do posto administrativo de Chai. A incursão provocou o deslocamento de muitas famílias que tinham regressado a Chai-sede para um Centro de Acolhimento, na sede do distrito de Macomia.
Entretanto, circulou um boato, na vila de Macomia, dando conta da aproximação de terroristas. O pânico da informação obrigou vários residentes a abandonar as suas casas e a refugiarem-se em esconderijos no mato, tendo regressado no início da manhã seguinte. As Forças de Defesa e Segurança mantiveram-se em prontidão, patrulhando a região até de madrugada.