Foi inaugurado no Brasil o primeiro Escritório Regional da ONU Turismo nas Américas e Caribe. A unidade, apresentada no dia 7 de março, na cidade do Rio de Janeiro, capital fluminense, terá atividades focadas em “atrair investimentos para destinos brasileiros” com um “turismo responsável, sustentável e acessível”. O objetivo é, ainda, “ampliar a competitividade do setor e integrar o turismo à agenda global, estimulando parcerias estratégicas”.
O ministro do Turismo do Brasil e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, presente na cerimónia, classificou a unidade como “um marco que comemora o excelente momento da atividade turística brasileira já nesses primeiros meses de 2025 e, especialmente, no ano de 2024, quando alcançamos conquistas importantes para o nosso setor. Não tenho dúvidas de que, a partir de agora, o Brasil e os nossos vizinhos terão muito mais espaço no cenário global do turismo”.
O Ministério do Turismo (MTur) brasileiro anunciou que, além do fortalecimento do setor, a equipa formada por consultores nacionais e estrangeiros desenvolverá “um papel fundamental na assessoria a países da região, promovendo o crescimento económico e social por meio do turismo”.
Segundo apurámos, também será da responsabilidade da unidade “manter as operações da ONU Turismo em âmbito regional” e “avançar na integração do ramo à agenda global, melhorar a competitividade na área e construir parcerias”.
O diretor do Escritório no Brasil, Heitor Kadri, comprometeu-se a “atrair mais investimentos aos países que fazem parte do novo núcleo” e complementou que o Escritório da ONU Turismo tem “um importante caminho pela frente para desenvolver o turismo no Brasil, nas Américas e no Caribe, atraindo visitantes, investimentos e valorizando sempre nossa cultura e história”.
Com a inauguração do escritório no Rio de Janeiro, o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, frisou ser a “primeira vez que abrimos uma unidade nas Américas e Caribe” e prometeu “trazer muito mais turistas para cá, esse é o nosso compromisso com a chegada do escritório regional aqui, no Rio. O Brasil é maravilhoso, e vamos trabalhar para mostrar tudo isso para o mundo”.
A secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia, destacou que a “presença da ONU Turismo no Rio é o reconhecimento da riqueza cultural, natural e histórica da nossa cidade. Estamos prontos para trabalhar juntos”.
Fora a sua sede em Madrid, Espanha, a ONU Turismo possui somente outro Escritório Regional em funcionamento, estando este localizado na Arábia Saudita. O MTur informou que o escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro partiu do entendimento do governo brasileiro em escolher a cidade do Rio de Janeiro como sede da unidade, devido à capital fluminense ser “uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no país”. Em “janeiro de 2025, o destino recebeu 240.151 visitantes internacionais, número 46% superior ao registado no mesmo período do ano passado”.
Sabino, ao falar sobre a importância da unidade da ONU Turismo, afirmou que será possível colocar “o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planeamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região”.
Ígor Lopes