Brasil/Chile: Lula e Boric rejeitam guerras comerciais unilaterais e fortalecem laços de amizade

A assinatura de 14 acordos e a rejeição de guerras comerciais unilaterais foram os resultados do primeiro dia da visita de Estado do presidente chileno Gabriel Boric ao Brasil, que termina nesta quarta-feira, 23.

“Tivemos reuniões proveitosas com o presidente Lula e as nossas delegações, onde compartilhamos princípios e objetivos comuns em relação ao desenvolvimento sustentável e equitativo e à integração de nossos países no mundo“, comentou Boric, acrescentando que as áreas de interesse incluem segurança, economia, defesa, ciência e cultura.

Um dos pontos mais positivos é o crescimento exponencial do turismo entre os dois países. Em apenas dois anos, o fluxo de visitantes chilenos no Brasil cresceu 223% (de 202.000 para 653.000), enquanto que o turismo brasileiro no Chile aumentou 218%, chegando a 723.000 visitantes até ao momento.

Lula da Silva rejeitou firmemente as guerras comerciais unilaterais propostas por Donald Trump, embora tenha expressado apoio à manutenção de conexões e intercâmbios tanto com os EUA quanto com a China.

De particular importância foi o Canal Biooceânico financiado pela China, que abrirá os portos chilenos do Pacífico para produtos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com custos de menos 30% e uma redução de 20% na entrega de mercadorias para a China.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Câmara dos Deputados terá 183 estreantes em 2027 e PL forma maior bancada

As eleições brasileiras de 4 de outubro definiram...

0

Brasil: Eleições renovaram Senado e reforçam blocos ligados a Lula e Flávio Bolsonaro

As eleições brasileiras de 4 de outubro provocaram...

0

Brasil: EUA e Austrália decidem fechar representações no país por “razões de segurança” a dois dias das eleições

Os Estados Unidos suspenderam, na passada sexta-feira, 2...

0