Austrália reforça apoio climático ao Sudeste Asiático e candidata-se à organização da COP 31

A embaixadora australiana para as Alterações Climáticas, Kristin Tilley, garantiu que a Austrália pretende intensificar o apoio financeiro aos países do Sudeste Asiático, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta da região face aos impactos das mudanças climáticas.

Em declarações após um encontro com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, a diplomata destacou que o seu país está a aumentar o financiamento destinado à ação climática, nomeadamente em Timor-Leste, como parte de uma estratégia de construção de resiliência ambiental.

Durante a visita oficial ao território timorense, que decorreu entre o passado domingo e esta segunda-feira, Kristin Tilley explicou ainda que a Austrália está na corrida para acolher a 31.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 31), prevista para o próximo ano.

A embaixadora referiu que a candidatura australiana tem como propósito colocar os desafios e oportunidades climáticos da região sob maior atenção da comunidade internacional.

A disputa pela organização da COP 31 opõe a Austrália à Turquia, sendo que a decisão sobre o país anfitrião deverá ser tomada durante a COP 30, agendada para o Brasil.

Em Timor-Leste, a representante australiana manteve reuniões com membros do executivo timorense, nas quais foram exploradas possibilidades de cooperação bilateral no combate às alterações climáticas.
A agenda incluiu ainda visitas a projetos de conservação ambiental e de resiliência comunitária financiados por Camberra.

Num comunicado enviado à imprensa, Kristin Tilley reiterou o compromisso da Austrália com o desenvolvimento de Timor-Leste, sublinhando que os dois países partilham uma visão comum em matéria de crescimento sustentável e resposta às alterações climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola destaca segurança alimentar em fórum global de desenvolvimento na China

Uma delegação de Angola participa em Pequim no...

0

China lidera produção mundial de carros elétricos e ultrapassa Europa e EUA juntos

A China já produz mais veículos elétricos do...

0

Timor-Leste: Governo prevê menor crescimento económico em 2026

O Governo timorense revê em baixa a perspetiva...

0