Europa em alerta com seca após segundo mês de maio mais quente já registado

O mês de maio de 2025 foi o segundo mais quente de sempre a nível global, apenas atrás de maio de 2024, segundo o Serviço Copernicus da UE. As temperaturas elevadas e a falta de chuva agravaram as condições de seca no continente, levando a níveis de caudal fluvial na primavera que não se viam desde 1992.

Os especialistas indicam que, apesar de maio ter interrompido uma sequência de meses acima do limiar de 1,5 °C em relação à média pré-industrial, o aquecimento global deverá manter-se nos próximos anos.

Na Europa, o tempo seco afetou particularmente o norte e o centro do continente, bem como partes da Rússia, Ucrânia e Turquia. Agricultores no Reino Unido relataram perdas em culturas como trigo e milho, e o Banco Central Europeu alertou que a escassez de água pode pôr em risco 15% da economia da zona euro.

Especialistas da Universidade de Oxford identificaram a água como o principal risco natural para a economia da zona euro.

O aumento das temperaturas e a diminuição da humidade do solo, especialmente em regiões agrícolas do norte da Europa, estão a levantar preocupações quanto à segurança alimentar e à sustentabilidade económica a médio prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Reino Unido vai proibir acesso às redes sociais a menores de 16 anos

O Governo britânico anunciou a intenção de proibir...

0

UE não impõe “multas” por recusa de migrantes, mas prevê contribuições financeiras no novo pacto migratório

A entrada em vigor do novo Pacto em...

0

UE lança ofensiva contra tráfico de droga após mais de 7.600 mortes por ano

A União Europeia está a reforçar a resposta...

0