Banco de Moçambique regista prejuízo líquido de 4,1 milhões de meticais

O Banco de Moçambique sofreu um prejuízo de mais de quatro milhões de meticais em 2024, de acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira, recentemente divulgado.

Este é o pior desempenho da instituição financeira, quando comparado com o igual período de 2023, altura em que a mesma lucrou 886,2 milhões de meticais. Um constrangimento no sistema financeiro é apontado como a causa do ocorrido.

“Em 2024, o banco identificou uma anomalia ao nível do sistema informático, no que concerne à contabilização das variações cambiais realizadas no vencimento de operações de depósitos a prazo e ‘overnights’, relativas a exercícios anteriores até 2023. Nesse contexto, o banco afetou o devido ajustamento, que resultou na reexpressão retrospetiva do exercício de 2023”, indica o documento.

É ainda mencionado que o banco central do país gastou o dobro do que perdeu em salários com pessoal, correspondendo estas despesas a mais de oito milhões de meticais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Ministro dos Transportes quer rapidez nas obras do posto de GNV na Maxixe

O ministro dos Transportes e Logística de Moçambique,...

0

Moçambique: Novo ataque terrorista em Macomia resulta em saque de bens

Uma viatura de transporte de passageiros, vulgarmente conhecida...

0

Moçambique: Chapo recebe cartas credenciais de embaixadores

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, recebeu...

0