Portugal investe 70 milhões em 17 projetos de hidrogénio e gases renováveis

O Governo português vai investir 70 milhões de euros em 17 projetos para a produção de hidrogénio e gases renováveis, no âmbito do programa REPowerEU financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os projetos selecionados, que envolvem empresas públicas e privadas, foram avaliados com base em critérios técnicos como potencial de descarbonização, eficiência, inovação e impacto territorial.

Entre os beneficiários estão empresas como a Mota-Engil Bioenergy, Bioenergia GBP I, Recivalongo, AGERE, PTSunHydrogen e H2Zone, entre outras. Estes projetos visam reforçar a capacidade nacional de produção de hidrogénio verde, promovendo a transição energética e a independência em relação a combustíveis fósseis.

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirma que este investimento “é mais um passo firme para acelerar a independência energética do país” e valoriza o papel da inovação nacional no setor. Sublinha ainda que Portugal tem “condições únicas para impulsionar esta transformação”, com impacto direto nas regiões e nas empresas envolvidas.

O Governo reitera que continuará a aplicar os fundos do PRR com rigor técnico e foco em resultados concretos, no compromisso de cumprir os objetivos climáticos nacionais e europeus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

União Europeia pondera criar enviado especial para Inteligência Artificial

A Comissão Europeia está a estudar a criação...

0

Guiné Equatorial e Galp assinam memorando para avaliação de blocos petrolíferos

A Guiné Equatorial e a Galp assinaram na...

0

Portugueses trabalham mais horas do que a média da União Europeia

Os trabalhadores de Portugal cumpriram, em média, 37,4...

0