EUA: Google anuncia novo cabo submarino “Sol” que liga EUA, Bermudas, Açores e Espanha

A Google anunciou esta semana o lançamento do cabo submarino “Sol”, que ligará os Estados Unidos, Bermudas, Açores e Espanha. O novo sistema complementa o cabo “Nuvem”, anunciado em 2023, e reforçará a resiliência da infraestrutura transatlântica da empresa.

Fabricado nos EUA, o “Sol” será o único cabo de fibra ótica entre a Flórida e a Europa, com amarrações previstas em Palm Coast (EUA), Bermudas, Açores e Santander (Espanha).

A interligação dos cabos nos Açores, Bermudas, EUA e Península Ibérica irá reforçar a rede da Google Cloud, que atualmente conta com 42 regiões no mundo.

O projeto, com 16 pares de fibra ótica, visa responder à crescente procura por serviços digitais e de inteligência artificial, além de garantir redundância e fiabilidade.

O Governo dos Açores e o executivo português saudaram o investimento, destacando a sua importância estratégica para a conectividade e competitividade digital da região

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Deepfakes pornográficos atingem pelo menos 138 deputadas europeias

Uma investigação alemã identificou pelo menos 138 deputadas...

0

Poupanças europeias ajudam a financiar o crescimento da IA nos Estados Unidos

As famílias da zona euro estão cada vez...

0

Rússia vê “passo hostil” nas novas sanções dos EUA

O Kremlin classificou como “passo hostil” o pacote...

0