Ucrânia: Zelenskyy propõe Yulia Svyrydenko como nova primeira-ministra

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, convidou a atual vice-primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, para assumir a chefia do governo, numa mudança que marca o início de uma nova fase no executivo ucraniano.

Economista de formação, Svyrydenko já desempenhou cargos de relevo como ministra do Desenvolvimento Económico e do Comércio e vice-chefe do gabinete presidencial.
Se for aprovada pelo parlamento, substituirá Denys Shmyhal, que lidera o governo desde 2020.

Zelenskyy afirmou estar a iniciar uma transformação no poder executivo e destacou o papel da candidata na negociação de um recente acordo estratégico com os Estados Unidos no setor dos minerais.
Entre os objetivos delineados estão o reforço da produção interna de armamento, o estímulo ao potencial económico do país e o alargamento de programas de apoio à população.

O novo programa de governo será apresentado nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Conselho da Europa alerta para riscos de proibir redes sociais a menores

O Conselho da Europa defende que proibições generalizadas...

0

Musk falta a depoimento na França em investigação sobre o X e IA Grok

O empresário Elon Musk não compareceu a uma...

0

UE deverá perder população até 2100, com Espanha como exceção

A União Europeia deverá perder quase 12% da...

0