Microsoft quer formar 20 milhões de pessoas em Inteligência Artificial até 2027

A Microsoft anunciou um ambicioso plano global para capacitar 20 milhões de pessoas em competências relacionadas com a inteligência artificial (IA) até 2027. A iniciativa será impulsionada por dois novos programas — o Microsoft Elevate e o AI Economy Institute — e representa um investimento superior a 4 mil milhões de dólares, combinando financiamento direto e tecnologia de IA e cloud.

O Microsoft Elevate será a nova estrutura que centraliza os esforços da empresa em causas sociais e educativas, sucedendo às equipas Microsoft Philanthropies e Tech for Social Impact.
Através da Microsoft Elevate Academy, serão oferecidos cursos e programas de formação que vão desde a literacia digital básica até competências técnicas avançadas em IA, recorrendo a plataformas como o LinkedIn e o GitHub.

A tecnológica de Redmond reforçará ainda parcerias com governos e organizações laborais em vários países.

Na Alemanha, colabora com o estado da Renânia do Norte-Vestfália; nos Estados Unidos, trabalha com a American Federation of Teachers (AFT) na criação de uma Academia Nacional de Formação em IA e em programas destinados a setores como a construção civil.

Em paralelo, nasce o AI Economy Institute, um think tank corporativo dedicado a investigar o impacto da IA no trabalho, na educação e na produtividade. O instituto integrará o AI for Good Lab e contará com colaborações com universidades e centros de investigação internacionais, fornecendo dados e análises para apoiar políticas públicas e estratégias pedagógicas.

Com estas iniciativas, a Microsoft pretende não apenas formar milhões de profissionais, mas também posicionar-se como um dos principais agentes na definição do papel da inteligência artificial na economia e na sociedade dos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Lula procura reaproximação com Trump para reduzir tensão diplomática

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva,...

0

Brasil fiscaliza Discord por suspeitas de falhas na proteção de crianças e adolescentes

A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD)...

0

China: Empresas tecnológicas recrutam talentos de IA antes da conclusão do curso

A corrida pela inteligência artificial na China está...

0