EUA: Trump lança onda global de tarifas e dá trégua temporária à Europa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que impõe novas tarifas a dezenas de países, marcando 7 de agosto como a data de início da medida. Contudo, decidiu adiar por uma semana a entrada em vigor das taxas para atualizar o calendário tarifário e conceder margem para negociações — especialmente com a União Europeia, que conseguiu um acordo para limitar a taxa a 15%.

As tarifas, que começam nos 10% e podem chegar a valores muito mais altos, fazem parte da estratégia de Trump para forçar acordos bilaterais e corrigir o que chama de “práticas comerciais injustas”.
Alguns países, como Brasil (50%), Canadá (35%), Suíça (39%) e Índia (25%), enfrentam aumentos muito mais pesados, enquanto o México obteve uma prorrogação de 90 dias para evitar sanções imediatas.

A medida, que pode afetar produtos no valor de quase 3 biliões de dólares, é apresentada pela Casa Branca como forma de gerar receitas, criar empregos industriais e reforçar a posição dos EUA nas negociações globais. Porém, os especialistas alertam para tensões diplomáticas crescentes e possíveis retaliações comerciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste estreia exportação de sal para o mercado da Nova Zelândia

Timor-Leste enviou 300 toneladas de sal produzido em...

0

Eslovénia: Domínio dispara após adoção do termo “super inteligência” nos EUA

Os registos de endereços de Internet com a...

0

Turquia: COP31 coloca eletrificação e financiamento climático no centro do debate

A Turquia prepara-se para receber, a partir de...

0