As exportações de soja do Brasil para a China registaram um novo recorde em julho, consolidando o país como principal fornecedor do grão para Pequim. De acordo com a Administração Geral de Alfândega chinesa, foram importadas 10,39 milhões de toneladas, um aumento de 13,9% face ao mesmo mês de 2024, representando 89% de toda a soja adquirida pela China no período.
Entretanto, as compras chinesas de soja aos Estados Unidos caíram 11,5%, totalizando 420 mil toneladas, contra 475 mil em julho de 2024.
A retração evidencia a perda de espaço dos produtores norte-americanos, em meio a tensões comerciais e tarifas elevadas, que têm levado os importadores a optarem por cargas brasileiras.
Da soma de janeiro a julho, a China importou 42,26 milhões de toneladas de soja brasileira, uma ligeira queda de 3% face a 2024, enquanto os embarques norte-americanos cresceram 31,2%, somando 16,57 milhões de toneladas. A Argentina também se destacou, com 561 mil toneladas exportadas para a China em julho, elevando o total anual para 672 mil toneladas, um aumento de 104,7% em comparação com 2024.
Vários especialistas atribuem o avanço do Brasil à forte oferta e à confiança na relação comercial com a China.