Ciberfraude trava crescimento das PME na Europa

As pequenas e médias empresas, que constituem a esmagadora maioria do tecido empresarial europeu e garantem milhões de empregos, estão cada vez mais expostas a ataques informáticos. Um estudo recente mostra que um quarto dos empresários já foi alvo de piratas digitais, situação que leva muitas PME a evitar expandir-se.

A Irlanda (38%), Dinamarca (35%) e França (29%) estão entre os países mais atingidos.
As formas de ataque mais comuns incluem pirataria e malware (32%) e esquemas de phishing (31%).
Os efeitos são claros: mais de 10% das empresas perderam dinheiro diretamente e quase uma em cada dez perdeu clientes devido às fraudes.

O receio de colapsar após um ataque leva 49% das PME a suspender planos de crescimento, sobretudo na Eslováquia (80%), Polónia (79%) e Espanha (68%). Em muitos casos, os gestores admitem que uma ofensiva digital poderia significar o fim do negócio.

A consciencialização é elevada, mas o conhecimento técnico ainda é insuficiente: dois terços dos empresários dizem precisar de reforçar competências em cibersegurança. Esse alerta é mais forte em países como Irlanda, Polónia e Portugal. Entre os mais jovens, a preocupação é diária — sobretudo entre empreendedores da chamada Geração Z.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste e Rússia procuram ampliar cooperação em setores estratégicos

Timor-Leste e a Rússia pretendem aprofundar as relações...

0

União Europeia, Estados Unidos e China adotam estratégias distintas para regular a IA

As três grandes potências tecnológicas estão a seguir...

0

União Europeia avança com regras mais rígidas para acelerar regresso de migrantes

A União Europeia está a reforçar a política...

0