Timor-Leste: Sociedade civil critica gasto na aquisição de viaturas de deputados

A sociedade civil timorense e representantes de estudantes de três universidades do país criticaram nesta terça-feira, 02 de setembro, a aquisição pelo Parlamento de Timor-Leste de viaturas para os 65 deputados. Este gasto corresponde a um total de 4,2 milhões de dólares (3,6 milhões de euros).

“A UNPAZ [Universidade da Paz] rejeita e discorda totalmente da decisão política infantil dos deputados que pretendem comprar 65 viaturas novas, com um custo total de 4,2 milhões de dólares do Orçamento do Estado”, declarou o porta-voz do senado estudantil da UNPAZ, Leo Salsinha, durante uma conferência de imprensa realizada no campus da universidade.

Por sua vez, os estudantes da Universidade Nacional de Timor-Leste criticaram a falta de sensibilidade do Estado e de seriedade dos deputados por não tomarem decisões eficazes e eficientes para o bem-estar do povo.

A mesma opinião é partilhada pelo Fórum das Organizações Não-Governamentais de Timor-Leste (FONGTIL), que pediu ao Parlamento que cancele a decisão de adquirir os 65 veículos numa altura em que a população enfrenta uma crise social, económica e de saúde.

Dados oficiais indicam que a pobreza multidimensional em Timor-Leste afeta cerca de 48% da população, constituída por aproximadamente 1,4 milhões de habitantes. Já a má nutrição atinge cerca de 47% das pessoas, sobretudo crianças e mulheres em idade fértil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Espírito de “Maubai” continua a inspirar unidade e soberania nacional

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão,...

0

CPLP felicita Timor-Leste pelos 24 anos da Restauração da Independência

O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de...

0

Timor-Leste: Ministra da Educação reforça cooperação com o Japão

A ministra da Educação de Timor-Leste, Dulce de...

0