Timor-Leste e Austrália assinaram um acordo para a implementação das fases III e IV do Programa Nabilan – “Acabar com a Violência contra Mulheres e Crianças”. A cerimónia decorreu em Díli e contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elvina Sousa Carvalho, e do Vice-Embaixador australiano, Edward Wilkinson.
Financiado pela Austrália e implementado pela Fundação Ásia, o programa visa reforçar serviços de apoio às vítimas, promover a prevenção comunitária e apoiar políticas públicas de igualdade de género.
A contribuição ascende a 22,3 milhões de dólares australianos (cerca de 13,3 milhões de euros) até 2026 e poderá chegar a 30 milhões de dólares australianos (aproximadamente 17,9 milhões de euros) até 2030.
Na ocasião, Elvina Sousa Carvalho destacou que o acordo reflete “solidariedade e compromisso com os direitos humanos e a igualdade de género”. Já Edward Wilkinson afirmou que “acabar com a violência contra mulheres e crianças é uma prioridade estratégica” para o Governo australiano.
Criado em 2014, o Programa Nabilan entra agora numa nova etapa, centrada no apoio direto às vítimas, capacitação de profissionais, prevenção comunitária e inclusão de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTIQ+.