Guiné-Bissau: Domingos Simões Pereira regressa amanhã a Bissau para relançar ofensiva política

O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e líder da coligação PAI – Terra Ranka, Domingos Simões Pereira (DSP), vai regressar esta sexta-feira (19.09) a Bissau, num voo proveniente de Dakar, confirmou uma fonte partidária.

De acordo com militantes do PAIGC, o regresso de Simões Pereira simboliza a retoma de uma ofensiva política interna com vista à reorganização da oposição e ao reforço da coligação Terra Ranka.

Fontes do partido adiantam que a chegada de Simões Pereira será acompanhada por encontros estratégicos com dirigentes nacionais e regionais da coligação, bem como contactos com parceiros internacionais. O líder do PAIGC deverá ainda dirigir-se à população através de uma mensagem pública nos próximos dias, para sublinhar a determinação em restaurar a ordem constitucional e confirmar a sua candidatura às presidenciais agendadas para 23 de novembro.

Apesar da ausência prolongada de Simões Pereira, a coligação Terra Ranka manteve atividade política no terreno, denunciando as derivas autoritárias do atual poder e apelando à comunidade internacional para garantir que as eleições decorram de forma livre, justa e transparente.

O regresso de DSP assume também um peso simbólico. Representa a continuidade da disputa aberta entre o líder do PAIGC e o Presidente Umaro Sissoco Embaló, ambos considerados como os protagonistas centrais da cena política guineense. Analistas acreditam que a presença de Simões Pereira em Bissau poderá galvanizar a militância do PAIGC e servir como catalisador para um novo ciclo de mobilização popular a menos de dois meses do escrutínio presidencial.

Entretanto, o PAIGC reforçou a confiança no seu presidente, Domingos Simões Pereira, autorizando-o a prosseguir negociações para a renovação do acordo de coligação PAI – Terra Ranka.

A decisão saiu da reunião do Comité Central, realizada a 13 de setembro, onde o partido também validou a proposta do Bureau Político de manter a lista de candidatos a deputados, admitindo ajustes regionais sempre que necessários.

O PAIGC deliberou ainda conservar a estrutura da Direção Nacional de Campanha utilizada nas eleições de 2023 e ratificar a lista final para o preenchimento de vagas no Comité Central.

RN

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Guiné-Bissau: Bubacar Turé leva a voz da sociedade civil ao Fórum de Dakar

O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos...

0

Guiné-Bissau: Advogados denunciam manobra para incriminar Domingos Simões Pereira

O coletivo de advogados de Domingos Simões Pereira...

0

WANEP alerta sobre a erosão democrática grave na Guiné-Bissau

A coordenadora da Rede Oeste Africana para a...

0