Angola reduz prevalência do VIH/Sida para 1,6%

A taxa de prevalência do VIH/Sida em Angola caiu de 2% para 1,6%, de acordo com os resultados do inquérito de indicadores múltiplos de saúde 2023-2024, apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística. O primeiro levantamento deste género, realizado em 2015, tinha revelado uma prevalência de 2%.

O anúncio foi feito em Luanda pela diretora-geral do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, Lúcia Furtado, durante o II Congresso Internacional de Resposta ao VIH.
A responsável destacou que, apesar do progresso, algumas províncias de fronteira continuam acima da média nacional.

Segundo os dados, a Lunda-Sul regista a taxa mais elevada (4,9%), seguida da Lunda-Norte (4,4%), Cunene (3,3%), Cuando Cubango (2,8%) e Moxico (2,7%).

Estes números mostram que, embora haja avanços a nível nacional, persistem desafios em regiões específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Inteligência artificial identifica possíveis efeitos secundários ocultos do Ozempic em publicações do Reddit

Investigadores da Universidade da Pensilvânia utilizaram inteligência artificial...

0

Angola regista queda de 59% no investimento direto estrangeiro

O Relatório Económico Anual de 2025, elaborado pelo...

0

Angola: FMI apoia desenvolvimento de capacidades de previsão macroeconómica

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está a apoiar...

0