Moçambique: Ministra das Finanças fala de má gestão nas empresas públicas

A ministra das Finanças de Moçambique, Carla Louveira, denunciou a má gestão e a ocorrência de endividamento excessivo existentes nas empresas públicas.

Segundo a governante, têm sido verificadas “graves práticas de má gestão, endividamento excessivo e ausência de prestação de contas, situações absolutamente inaceitáveis e intoleráveis. As empresas públicas e participadas devem ser geridas com o mesmo rigor, disciplina e transparência exigidos ao melhor gestor do setor privado”.

Neste sentido, exigiu reformas para que as empresas em questão deixem de constituir um peso nas contas do Estado.

Para Louveira, é necessário “adotar estratégias de modo a assegurar que cada empresa pública seja avaliada por critérios objetivos de desempenho financeiro e de integridade na gestão; e identificar os mecanismos de supervisão, auditoria e controlo a serem implementados por contratos-programa claros, metas mensuráveis e relatórios obrigatórios de desempenho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Daniel Chapo inicia visita ao Niassa e apela à união nacional e ao combate à desinformação

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: Medo continua a assombrar comerciantes após bárbaro assassinato no distrito de Macomia em Cabo Delgado

O medo de ser atacado, raptado ou ferido,...

0

Moçambique: Funcionários do Município de Mocímboa da praia estão em greve laboral

Funcionários do Conselho Municipal e da Assembleia Municipal...

0