A partir de julho de 2026, famílias em New South Wales, Austrália do Sul e sudeste de Queensland terão acesso a um período diário de eletricidade gratuita, no âmbito do programa Solar Sharer, criado pelo Governo australiano para aproveitar o excesso de energia solar gerada durante o dia.
A medida, integrada na Default Market Offer (DMO) — o limite máximo de preços de energia definido pela Australian Energy Regulator —, visa incentivar o consumo nas horas de maior produção solar, reduzindo o desperdício energético e promovendo o uso de fontes renováveis.
Os consumidores elegíveis terão de aderir voluntariamente à oferta junto dos seus fornecedores e possuir contadores inteligentes. O objetivo é que transfiram o consumo para o período gratuito, estimado entre as 11h e as 14h, quando a geração solar atinge o pico.
O ministro da Energia, Chris Bowen, afirmou que o programa pretende que “os benefícios da energia renovável cheguem a todos, mesmo aos que não têm painéis solares”. O governo australiano planeia alargar a iniciativa a outros estados em 2027. Segundo Bowen, quanto maior for a adesão, menores serão os custos globais e menor será a necessidade de investir em atualizações caras na rede elétrica.