Ryanair deixa de aceitar bilhetes em papel e impõe uso obrigatório de cartão digital

A Ryanair aboliu os cartões de embarque em papel e passou a exigir o uso exclusivo do bilhete digital emitido pela aplicação myRyanair. A medida, em vigor a partir desta quarta-feira, integra a estratégia de transformação digital da companhia, que pretende tornar as viagens “mais rápidas, inteligentes e sustentáveis”, eliminando cerca de 300 toneladas de papel por ano.

A transportadora afirma que quase 80% dos seus mais de 200 milhões de passageiros anuais já utilizam cartões digitais. A aplicação inclui ainda novas funcionalidades, como notificações sobre embarques, atrasos e alterações de porta, além da possibilidade de fazer pedidos de comida a bordo.

Durante um período de transição até ao início de 2026, continuarão a ser aceites cartões impressos. Passageiros sem acesso a dispositivos eletrónicos ou com problemas técnicos poderão solicitar gratuitamente um bilhete físico no aeroporto.

A decisão gerou críticas da DECO, que acusa a Ryanair de impor uma obrigação “abusiva” ao forçar o uso da aplicação e anunciou que pedirá a intervenção da Autoridade Nacional de Aviação Civil e do Ministério Público.
A associação alerta que a medida pode penalizar passageiros com menos competências digitais e causar mais filas nos aeroportos.

A companhia defende que a digitalização total é inevitável e segue a tendência de outros setores já totalmente digitais, como os eventos e espetáculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE e Conselho da Europa apelam à abolição universal da pena de morte

A União Europeia (UE) e o Conselho da...

0

Portugal: Mais de dois milhões de pensionistas vão receber apoio extraordinário em dezembro

O Governo português vai atribuir um suplemento extraordinário...

0

Portugal: Gasolina deverá subir cinco cêntimos na próxima semana

Os preços dos combustíveis em Portugal continental deverão...

0