Europa: Rede que traficou cerca de 900 migrantes através da Turquia é desmantelada em operação conjunta

As autoridades da Alemanha e de França, com apoio da Europol e da Eurojust, desmantelaram uma rede criminosa suspeita de ter contrabandeado quase 900 migrantes para a União Europeia entre 2021 e 2023. A operação, realizada a 13 de novembro de 2025, resultou em seis detenções — duas na Alemanha e quatro em França —, além de 11 buscas domiciliárias e da apreensão de armas de fogo, dispositivos eletrónicos, dinheiro e do congelamento de várias contas bancárias.

O grupo operava um esquema de passagem irregular a partir da Turquia, atravessando Sérvia, Áustria, Alemanha e França, acumulando mais de 4 milhões de euros em lucros ilícitos. Segundo os investigadores, os migrantes eram transportados em condições extremamente perigosas, com métodos de ocultação arriscados e condução temerária para evitar o controlo policial.

As autoridades acreditam que a rede tinha uma estrutura altamente organizada, com funções bem definidas e mais de 20 motoristas contratados para realizar os transportes. Os suspeitos poderão estar ligados a um acidente ocorrido a 13 de julho de 2023, na Alemanha, que provocou a morte de uma migrante e vários feridos. O motorista, que tentou fugir quando recebeu ordem de paragem, foi condenado por homicídio; o grupo é ainda suspeito de ter transportado o corpo da vítima de volta para a Sérvia.

A operação foi possível graças a meses de partilha de informação e trabalho conjunto entre as autoridades dos países envolvidos. A Europol sublinhou que o tráfico de migrantes continua a ser uma das suas prioridades, destacando que esta atividade criminosa está cada vez mais associada a violência, brutalidade e elevado risco para a vida humana — além de permanecer altamente lucrativa para redes internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Parlamento Europeu apoia meta de reduzir 90% das emissões até 2040

A Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu aprovou...

0

Ucrânia: Kiev atacada por Rússia com 430 drones

A Rússia atacou Kiev na noite desta quinta-feira,...

0

UE vai passar a cobrar taxas alfandegárias em todas as encomendas abaixo de 150 euros

A União Europeia chegou a acordo para acabar...

0