O Governo cabo-verdiano condenou a alegada tomada de poder por militares na Guiné-Bissau e apelou ao regresso rápido da ordem constitucional.
A posição foi manifestada através de um comunicado divulgado nesta quarta-feira, 26 de novembro, onde o Governo afirmou condenar com veemência qualquer tomada do poder pela força, principalmente num país irmão pertencente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO, na sigla inglesa).
Para o Executivo, a situação em curso é contrária aos princípios democráticos e às regras de convivência pacífica. Neste sentido, fez um apelo aos envolvidos, para que os mesmos se abstenham de atos de violência ou intimidação e que permitam o rápido restabelecimento da ordem constitucional, incluindo a conclusão do processo eleitoral.
A mesma fonte partilhou ainda que, através da Embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau, está a acompanhar atentamente a situação da comunidade cabo-verdiana residente no referido país.