Monitores de glicose defeituosos ligados a 7 mortes e mais de 700 feridos

As autoridades de saúde estão a alertar os utilizadores para deixarem de usar determinados sensores de monitorização contínua de glicose da Abbott, após a empresa confirmar que alguns lotes dos FreeStyle Libre 3 e Libre 3 Plus estão associados a sete mortes e mais de 700 casos de lesões graves em vários países.

Segundo a FDA norte-americana, alguns sensores podem indicar níveis de glicose falsamente baixos, o que pode levar pessoas com diabetes a tomar decisões incorretas — como ingerir hidratos de carbono em excesso ou falhar doses de insulina — aumentando o risco de complicações potencialmente fatais.

O alerta abrange cerca de 3 milhões de sensores fabricados numa linha específica de produção nos EUA. Metade já terá sido usada ou expirado. Os dispositivos afetados foram também vendidos na Europa, incluindo Alemanha, Espanha, Itália, França, Países Baixos e Reino Unido.

A Abbott diz que o problema já foi identificado e corrigido nos lotes posteriores e está a substituir os sensores defeituosos. A FDA recomenda que os utilizadores verifiquem o número de lote em www.FreeStyleCheck.com e descartem imediatamente qualquer sensor afetado. Outros produtos da gama FreeStyle Libre não estão abrangidos pelo alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Ryanair prepara-se para cenário extremo e alerta para falências no setor aéreo

A Ryanair afirmou estar preparada para um possível...

0

ONU alerta para riscos nucleares após ataque próximo de central nos Emirados Árabes Unidos

A Agência Internacional de Energia Atômica alertou para...

0

UE prepara medidas para travar dependência da China e proteger indústria europeia

A Comissão Europeia está a estudar novas medidas...

0