O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reiterou em Luanda que Angola está “aberta e firmemente comprometida com o investimento privado”, tanto nacional como estrangeiro. A declaração foi feita durante o Fórum Empresarial Angola–Egipto, realizado à margem da I Sessão da Comissão Bilateral entre os dois países.
Segundo o governante, as reformas estruturais que Angola tem vindo a implementar, incluindo o reforço do combate à corrupção, o fim da impunidade e a promoção de uma concorrência económica transparente, pretendem criar um ambiente de negócios mais seguro, previsível e competitivo.
No mesmo encontro, o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Badr Abdelatty, destacou o interesse crescente das empresas egípcias em investir em Angola.
Por outro lado, sublinhou ainda que o país representa um mercado com elevado potencial e oportunidades em sectores como energia, construção, agricultura, indústria alimentar, saúde e formação técnica e tecnológica.
Badr Abdelatty referiu ainda a intenção de fortalecer parcerias sustentáveis e ampliar a cooperação económica bilateral, aproveitando as reformas em curso e o clima de maior confiança para investidores.
O fórum empresarial reforçou, assim, a convergência de interesses entre Luanda e o Cairo no sentido de dinamizar o investimento, diversificar as economias e aprofundar as relações comerciais entre os dois países.