Portugal aprova Agenda Nacional de Inteligência Artificial com investimento até 2030

O Governo aprovou a Agenda Nacional de Inteligência Artificial, que prevê 32 medidas e um investimento superior a (400 milhões de euros) até 2030, com o objetivo de reforçar a competitividade, a produtividade e a criação de valor público.

No setor público, está prevista uma dotação de (25 milhões de euros) para a aplicação de soluções de IA em áreas como contratação pública, processamento de faturas, recrutamento e licenciamentos, visando reduzir burocracia e melhorar a resposta dos serviços a cidadãos e empresas.

Segundo o ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, a adoção da IA é um fator estratégico para o desenvolvimento do país, colocando Portugal em condições de assumir uma posição de liderança a nível europeu. A Agenda assenta na confiança dos cidadãos, garantindo uma utilização ética, segura e responsável, alinhada com o Regulamento Europeu da IA.

Entre as principais medidas destacam-se a criação de um Centro de Excelência em IA, programas de formação avançada para a Administração Pública, reforço do apoio à IA nas PME, atração de talento através de um Visto IA Fast Track, expansão da investigação aplicada e iniciativas de literacia em inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: FMI recomenda reforço do planeamento e gestão do investimento público

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu que Portugal...

0

“Fórum de Lisboa” conta com mais de 470 palestrantes, 70 painéis de debate e oito lançamentos editoriais

“A 14ª edição do Fórum de Lisboa será...

0

Lisboa: “Brasil Investment Summit” debate oportunidades económicas entre Brasil, Portugal e Mercosul

Imagem: Foto: Centro Cultural de Belém/Visit Portugal/divulgação A...

0