Polónia sofre ciberataque russo que quase provoca apagão nacional

Em dezembro de 2025, a Polónia esteve à beira de um apagão nacional devido a um ciberataque dirigido à sua infraestrutura energética, revelou o vice-primeiro-ministro e ministro da Digitalização, Krzysztof Gawkowski. “Os tanques digitais já estão aqui. Estivemos perto de ter um apagão”, afirmou em entrevista à rádio RMF FM.

O ataque, descrito como ato de sabotagem russo, visava interromper o fornecimento de eletricidade e desestabilizar o país, afetando desde uma grande central térmica a fontes menores de energia renovável.

Graças à resposta rápida e coordenada dos operadores e dos sistemas de defesa, o apagão foi evitado. O ministro da Energia, Miłosz Motyka, confirmou que os ataques foram complexos e graves, mas não resultaram em cortes de energia.

Gawkowski sublinhou que a Polónia está preparada para este tipo de ameaças e que, embora os ciberataques a sistemas críticos estejam a aumentar, não há motivo para pânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE propõe teletrabalho e encerramento de edifícios para poupar energia

A União Europeia está a preparar um pacote...

0

Reino Unido quer limitar “scroll infinito” nas redes sociais

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, defendeu...

0

Travessias irregulares para a União Europeia caem cerca de 40% no início de 2026

O número de travessias irregulares nas fronteiras externas...

0