Euro digital enfrenta impasse político no Parlamento Europeu

A proposta da União Europeia para a criação do euro digital está bloqueada no Parlamento Europeu devido a divergências profundas entre os eurodeputados sobre o seu modelo e funcionamento. Segundo fontes próximas do processo, não foi possível alcançar um compromisso sobre a essência do projeto, colocando em risco o avanço legislativo.

O Partido Popular Europeu defende um modelo limitado, designado “e-cash”, destinado apenas a pagamentos offline e sem contas de retalho no Banco Central Europeu (BCE). Já os Socialistas e Democratas e o Renew Europe apoiam a proposta da Comissão Europeia, que prevê a utilização do euro digital tanto online como offline, com contas associadas ao BCE.

Apesar de o Conselho da UE já ter definido a sua posição, o Parlamento é a única instituição que ainda não o fez. A votação está prevista para maio, mas o desacordo interno poderá atrasar ou inviabilizar o processo, uma vez que não podem iniciar-se negociações interinstitucionais sem uma posição comum dos eurodeputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Reino Unido quer limitar “scroll infinito” nas redes sociais

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, defendeu...

0

Travessias irregulares para a União Europeia caem cerca de 40% no início de 2026

O número de travessias irregulares nas fronteiras externas...

0

Venezuela e UE avançam com agenda de cooperação

A Venezuela e a União Europeia (UE) decidiram...

0