Humanidades Digitais aproximam Coimbra e Macau

A Universidade Politécnica de Macau (UPM) e a Universidade de Coimbra (UC) anunciaram a criação de um programa conjunto de investigação em Humanidades Digitais, focado na promoção dos estudos sino-portugueses e na digitalização de arquivos históricos. A iniciativa pretende aprofundar a cooperação científica interdisciplinar entre a China e os países de língua portuguesa.

Segundo a UPM, o projecto visa consolidar o papel de Macau como “ponte de intercâmbio académico” e fortalecer a colaboração internacional em áreas emergentes da investigação. O programa integra competências das duas instituições para promover inovações multidimensionais, incluindo a digitalização de fundos documentais históricos, o desenvolvimento de modelos de linguagem portuguesa de grande escala com recurso à inteligência artificial, a revitalização digital do património cultural e novas formas de comunicação digital contemporânea.

No mesmo contexto, foi assinado um acordo para criar uma base de cooperação no ensino superior na Cidade de Educação Internacional de Macau e Hengqin, com o objectivo de construir um “campus internacional” orientado para a comunidade global, conforme destacou o reitor da UPM, Marcus Im.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Concertos, teatro e exposições marcam agenda cultural em Portugal este fim de semana

Este fim de semana, 21 e 22 de...

0

Portugal: Rastreamento permite detetar diabetes tipo 1 em crianças antes de surgirem sintomas

Em Portugal, a diabetes tipo 1 afeta cerca...

0

Angola acredita quatro novos embaixadores residentes

O Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

0