Europa investe 100 M€ para impulsionar 6G, IA e redes satélite-terrestres

A Europa lançou um programa de financiamento de 100 milhões de euros para acelerar o desenvolvimento de redes não terrestres (NTN), integrando satélite e 6G, com apoio da Agência Espacial Europeia (ESA) e da GSMA Foundry.

O objetivo é criar uma infraestrutura de conectividade capaz de suportar aplicações avançadas, como telemedicina, cirurgia à distância, condução autónoma e agricultura de precisão. O fundo abrange quatro áreas principais: gestão de redes com IA, conetividade direta a dispositivos (D2D), bancos de ensaio colaborativos 5G/6G e investigação em edge intelligence e IoT avançada.

O programa pretende posicionar a indústria europeia como alternativa competitiva à dominância norte-americana no espaço e nas comunicações via satélite, promovendo inovação e escalabilidade global para empresas como Nokia, Filtronic e MinWave Technologies. Além de aplicações terrestres, a infraestrutura suportará operações espaciais, incluindo controle remoto de rovers e módulos lunares da ESA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Ucrânia: Ataques russos destroem armazém da OMS com material médico

Um armazém humanitário da Organização Mundial da Saúde...

0

Austrália alia tecnologia e conhecimento indígena no combate aos incêndios

A Austrália está a reforçar a prevenção e...

0

Revolut obtém licença bancária em França e prepara expansão na Europa Ocidental

A Revolut recebeu uma licença bancária completa em...

0