EUA e Venezuela retomam relações diplomáticas

Os Estados Unidos e a Venezuela anunciaram a retomada das relações diplomáticas, interrompidas desde 2019. A decisão foi divulgada após a visita do secretário do Interior norte-americano, Doug Burgum, a Caracas.

Segundo o Departamento de Estado, a medida pretende facilitar a cooperação para promover estabilidade, recuperação económica e reconciliação política na Venezuela. O governo interino liderado por Delcy Rodríguez confirmou o acordo e afirmou que pretende iniciar uma nova fase de diálogo baseada no respeito e cooperação entre os países.

Os dois governos também discutem a reabertura gradual das embaixadas. A encarregada de negócios dos EUA, Laura Dogu, já chegou a Caracas com a missão de reativar a representação diplomática, enquanto Félix Plasencia foi indicado como representante venezuelano em Washington.

Durante a visita, Burgum anunciou ainda que os EUA preparam novas licenças para permitir investimentos no setor mineiro venezuelano. Rodríguez também assinou acordos na área de petróleo e gás com a empresa Shell.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Conselheiro Fernando Topa destaca papel do CCP na resposta aos novos desafios das comunidades e apela ao apoio contínuo à Venezuela

O conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito pela Venezuela,...

0

Inês Guerra liderou nova viagem para aproximar a comunidade luso-uruguaia das suas raízes

Imagem: Grupo conheceu diversos lugares em Portugal. Fotos:...

0

Mercosul formaliza acordo para modernizar o transporte de mercadorias entre Brasil e Paraguai

Brasil e Paraguai assinaram um protocolo bilateral que...

0