Angola: Banco Mundial aprova pacote de 1,1 mil milhões de dólares para reformas no País

O Banco Mundial aprovou um pacote financeiro de 1,1 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros) para apoiar reformas económicas em Angola, incluindo mecanismos de troca de dívida por desenvolvimento, anunciou hoje a instituição.

O financiamento combina um Empréstimo de Política de Desenvolvimento de 750 milhões de dólares, uma Garantia Baseada em Políticas de 240 milhões e uma garantia de segunda perda da MIGA, permitindo ainda mobilizar um empréstimo comercial adicional de 400 milhões de dólares.

Segundo o Banco Mundial, os recursos visam apoiar reformas estruturais, melhorar a gestão das finanças públicas, reforçar a transparência e promover a criação de emprego no setor privado. Parte do financiamento substituirá dívidas comerciais onerosas por empréstimos com condições mais competitivas, reduzindo custos.

O pacote apoiará projetos estratégicos, como o Corredor do Lobito, ligando Zâmbia e República Democrática do Congo ao porto de Lobito, atraindo investimento e gerando emprego. Parte das poupanças fiscais será direcionada à educação e ao capital humano.

O Banco Mundial é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo em Angola, com uma carteira total próxima de cinco mil milhões de dólares através do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento, da MIGA e da Corporação Financeira Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola defende reforço do multilateralismo

Angola defendeu, em Belgrado, o reforço do multilateralismo...

0

Angola: Executivo investe cerca de 300 milhões de euros em infraestruturas do ensino superior

O Executivo angolano autorizou uma despesa global de...

0

Caçadores internacionais regressam a Angola após 18 anos

Angola retomou o turismo cinegético, 18 anos depois...

0